Caxias do Sul - RS: (54) 3211-4877
Piracicaba/SP: (19) 3429-1133
São Carlos/SP: (16) 3368-4411
S. José do Rio Preto/SP: (17) 3216-5454
São Paulo/SP: (11) 3377-8277
Jacareí/SP (CD): (12) 3956-6550
Anthis Metalúrgica/SP: (11) 2334-6122

Destaques

Blog Sacchelli

O que é tratamento térmico?

Artboard 1

Você já ouviu falar sobre tratamento térmico e quais os benefícios desse procedimento para o aço? Conheça mais sobre esse tema abaixo. 

Que os metais comercializados pela Sacchelli são uma liga de ferro e carbono não é segredo, mas a qualidade desses metais se dá também pela atenção em suas composições químicas. Por exemplo, para utilizarmos o método de “têmpera”, precisamos que o metal tenha determinado percentual de carbono em sua composição para que consigamos chegar no resultado esperado. Existindo carbono o suficiente na formação da peça, pode-se temperá-la para assim obtermos o endurecimento do aço, podendo ser ele superficial ou profundo.

Muito utilizada por ser um dos métodos mais tradicionais dentro do tratamento térmico, a têmpera é utilizada para aumentar a dureza e a resistência do aço, passando por duas etapas: aquecimento e rápido resfriamento. O aquecimento é feito para organização dos cristais do metal em questão, essa fase chamamos de austenitização. O resfriamento imediato visa obter uma base martensita. Enquanto a têmpera é utilizada para deixar o material mais resistente, o revenimento é utilizado para aliviar tensões que aparecem durante o processo de têmpera, posto isso, ele ajusta a resistência mecânica do aço, tornando o material mais flexível e mais tenaz.

Dentro dos diversos métodos de tratamento térmico, temos os mais tradicionais, sendo eles a têmpera e o revenimento, assim como temos também os mais específicos, como por exemplo, o recozimento, sendo ele muito utilizado para diminuição da dureza do material e também auxilia na eliminação de tensões que tenha adquirido durante os processos anteriores.

O tratamento térmico utiliza um conjunto de ações para aquecimento e/ou resfriamento, onde são sujeitos os metais sob condições controladas de temperatura e pressão, com o objetivo de modificar suas propriedades mecânicas, de acordo com a sua finalidade.

Você já deve ter se perguntado como as molas, alicates, pinças e grampeadores, voltam ao seu estado original mesmo após grande força de pressão. Isso se dá devido ao tratamento térmico.

Após passar pelo processo de elevação de temperatura e/ou resfriamento, o metal pode adquirir as seguintes propriedades: maior ou menor dureza, elasticidade, resistência à tração, por isso são chamadas de propriedades mecânicas do metal. A peça absorve essas propriedades sem que altere o seu formato.

Se um carro que não possui molas, dirigindo em uma reta constante passasse por uma lombada, ao certo iria causar diversos danos aos passageiros, ao carro e até mesmo a outros motoristas. Todavia, quando o mesmo é feito com molas, elas se comprimem e acumulam a energia amortecendo o movimento da roda. Após a passagem pela lombada, a mola se estende e devolve a energia acumulada, fazendo com que o carro volte à sua posição inicial.

Além dos exemplos citados acima, o tratamento térmico também é utilizado em elevadores, engrenagens, prensas hidráulicas, portas automáticas, e objetos que em sua maioria utilizam a retração para sua funcionalidade.

Desde 1966, a Sacchelli atua na distribuição de aços especiais. Dentre eles, nosso time é amplamente capacitado no desenvolvimento de peças que necessitam passar por tratamento térmico, garantindo assim melhor usabilidade do mesmo. Vale lembrar, que antes de ser enviado para os nossos clientes, todos nossos materiais passam por inspeção e possuem certificado de análise química, garantindo assim maior segurança com relação às propriedades dos aços. 

Newsletter