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Desempenho comercial durante a aquisição de aço

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Você já deixou de comprar algo por conta da péssima experiência? Um bom atendimento é crucial na decisão de um novo fornecedor, principalmente quando o comprador ainda possui dúvidas sobre a empresa.

O processo comercial vai muito além de somente comprar produtos, principalmente no setor industrial e no ramo do aço ele é realizado em diversas etapas. Vamos listar algumas delas para entendermos melhor como funcionam:

1 – Prospecção: O primeiro contato sempre será o mais delicado, pois através dele as empresas falam sobre as demandas, necessidades e possíveis cotações.

2 – Cotação: É através desta etapa que o vendedor descreve toda a demanda do cliente. Vale ressaltar que essa é uma das etapas mais importantes, pois além do conhecimento dos produtos, o profissional precisa descrever exatamente o que foi passado pelo cliente.

3 – Proposta: Neste momento o cliente recebe todo o orçamento da demanda, confere tudo o que foi passado e em consenso com o financeiro determina as condições da compra.

4 – Negociação: Nem sempre a negociação será em termos financeiros, podendo ser realizada a oferta de outros tipos de materiais. Neste momento é comum serem realizados ajustes, como prazo e forma de pagamento, número de peças e prazo de entrega, para que a proposta fique aderente à demanda do cliente.

5 – Decisão de Compra: Após todos os detalhes acima alinhados, finalmente a resposta referente a cotação é definida. Sendo ela negativa, fica por conta do vendedor tentar converter e voltar a negociar ou prosseguir com outras cotações em um novo momento. Sendo a resposta positiva, o vendedor se encarrega de converter os dados da cotação em um pedido formal, para que a produção e o financeiro possam dar continuidade na venda.

6 – Pós-venda: Após receber a mercadoria, é avaliado o processo de compra e dependendo do desempenho, o cliente é fidelizado, sendo essa uma etapa fundamental para que o cliente volte a comprar.

Esses processos funcionam como a lei da oferta e da procura, sendo a base do setor comercial e econômico. As empresas utilizam desta lei para se destacar no mercado e conseguir bons resultados em vendas.

Em todas as etapas listadas acima, o cliente precisa se sentir seguro e confortável, pois somente assim irá conseguir construir uma boa relação de compra com o fornecedor.

Quando falamos em domínio de produto, nos referimos ao total conhecimento do que está sendo vendido, pois nem sempre o comprador possui exatamente os nomes ou normas de materiais que precisa, por isso é necessário que o vendedor, em conjunto com o departamento técnico, se encarregue de apresentar soluções e produtos para a demanda deste cliente.

Estar aberto a feedbacks é essencial para o setor de atendimento, é dessa forma que ele evolui os processos internos!

O desempenho comercial é medido pela relação entre cliente e empresa, e esse é um dos principais pilares na Sacchelli. Um bom atendimento, ocorre através de uma excelente experiência. Dedicamos sempre muita atenção no setor comercial, pois sabemos que não é fácil atender e ser bem atendido.

Para você que já teve um processo de compra não muito agradável com outros fornecedores, entre em contato conosco, e veja como os nossos processos de atendimento funcionam!

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