Caxias do Sul - RS: (54) 3211-4877
Piracicaba/SP: (19) 3429-1133
São Carlos/SP: (16) 3368-4411
S. José do Rio Preto/SP: (17) 3216-5454
São Paulo/SP: (11) 3377-8277
Jacareí/SP (CD): (12) 3956-6550
Anthis Metalúrgica/SP: (11) 2334-6122

Destaques

Blog Sacchelli

O aço na construção mecânica e suas aplicações

10_02 BLOG

Os aços para construção mecânica são mais utilizados na fabricação de peças, eixos e engrenagens. Assim, possuem propriedades que permitem que sejam empregados na indústria mecânica em geral, indústria agrícola e setores automobilísticos, pois oferecem bom desempenho em função de suas propriedades, que variam conforme composição química e a forma como são processados.  

A escolha do aço adequado para cada aplicação é essencial para garantir a qualidade do produto final, evitando deformações, perda de funcionalidade e outros problemas que podem até inutilizar uma peça ou produto. 

Com vários tipos de aço disponíveis no mercado, é preciso reconhecer o conjunto de propriedades do material para definir se ele é indicado ou não para determinado projeto. E na prática, essa definição pode ser complexa, uma vez que esses materiais podem ser parecidos. 

 

Por isso, a Sacchelli vai falar um pouco para você sobre o aço na construção mecânica e suas aplicações. Confira!  

 

O aço para construção mecânica

Sempre ao construir algo, é preciso escolher o melhor material. Isso depende do propósito do objeto a ser construído ou do equipamento. Por exemplo, não se constrói a parte de vidro da janela usando papel, porque o vidro tem as propriedades certas para aquela aplicação, enquanto o papel serve para outras coisas. E quando o assunto é aço, não é diferente. O aço para construção mecânica precisa ter características específicas para essa aplicação. 

 

Para a construção mecânica, os aços usados são os aços de baixo teor de liga e os aços carbono, que servem para a produção de máquinas, peças, engrenagens, eixos, cilindros, etc. e estão presentes nos mais variados setores, como o automobilístico, agrícola, geração de energia, óleo e gás, mineração e na indústria mecânica em geral.

 

Dentre as características que o aço para construção mecânica precisa ter estão:

 

Forjabilidade – o aço precisa ser forjado sem trincar ou quebrar.

Temperabilidade – o aço precisa ser capaz de ser aquecido e resfriado rapidamente para obter mais resistência e dureza.

Usinabilidade – esse tipo de aço precisa ser cortado, furado ou torneado sem perder suas propriedades.

Soldabilidade – o aço para construção mecânica também precisa poder ser soldado com qualidade, sem perder suas propriedades originais.

Resistência mecânica – capacidade do aço de suportar forças externas (de tração ou compressão) sem sofrer deformação permanente.

Tenacidade – a capacidade do aço absorver considerável quantidade de energia sem romper.

 

Tipos de aço para construção mecânica

São diversos tipos de aço, entre aço carbono e aço ligado, para construção mecânica. Eles possuem descrições, aplicações, acabamentos e formatos diferentes. Tudo para você ter diversas opções na hora de escolher o melhor aço para determinados tipos de uso.

Quando você ver peças, eixos e engrenagens, saiba que eles foram criados por aço carbono ou aço com baixo teor de liga. Esses tipos são utilizados especialmente para a construção mecânica. 

Existem muitos tipos de aço para construção mecânica, dentre eles vamos citar alguns que são bastante utilizados. Entre eles, podemos citar alguns exemplos como:

 

Aços carbono: SAE 1020, SAE 1045 e SAE 1524.

Aços ligados: SAE 4130, SAE 4140, SAE 4340, SAE 8620 e SAE 8640.

 

Agora vamos falar de forma mais detalhada sobre os aços citados acima.

 

Aços carbono

SAE 1020

O aço SAE 1020 é um aço carbono bastante popular. Dentre suas características estão a ótima forjabilidade e soldabilidade. Além disso, apresenta um bom custo-benefício comparado a alguns aços-liga de mesma utilidade.

É bastante utilizado em engrenagens, eixos, virabrequins, capas, pinos guia e em peças para as indústrias mecânica e automobilística em geral.

 

SAE 1045

O SAE 1045 combina resistência mecânica à resistência à fratura. Esse tipo de aço para construção mecânica tem boa forjabilidade.

Um dos usos do SAE 1045 é em componentes que exigem uma resistência mecânica maior do que os aços carbono convencionais. É usado em eixos para moenda de cana, para geração de energia, cilindros, parafusos, pregos, e na indústria automobilística.

 

SAE 1524

O aço SAE 1524 é um aço com alto teor de manganês na sua composição, o que dá a ele boa usinabilidade. É usado na aplicação de solda, em eixos de geradores e motores e peças que precisem de maior usinagem e menor deformação.


Aços ligados

SAE 4130

O SAE 4130 é uma liga de aço com pouco carbono, que contém cromo e molibdênio para conferir maior resistência a esse composto e melhorar suas propriedades mecânicas. As características físicas dependem de sua composição química e da sua microestrutura.

Trata-se de um aço com média temperabilidade indicado para beneficiamento, que combina média resistência com boa tenacidade após tratamento. E é indicado para a fabricação de peças para a indústria mecânica em geral e largamente utilizada na indústria petrolífera.

 

SAE 4140

O SAE 4140 é um aço liga de cromo e molibdênio. Conta com boa resistência à fadiga e à fratura. Por isso, é usado em componentes para sistemas mecânicos, principalmente quando o SAE 1045 não pode ser usado, já que o 4140 tem maior resistência.

É utilizado também em anéis, parafusos, porcas, eixos, pinos, entre outros.

 

SAE 4340

Esse aço para construção mecânica é ligado ao cromo, níquel e molibdênio. Dentre suas características estão a alta temperabilidade, forjabilidade média e baixa soldabilidade.

Essa liga de aço é usada em peças maiores que demandam alta dureza e resistência mecânica. Bastante utilizado nas indústrias siderúrgicas, de mineração e de petróleo e na construção de eixos, entre outros.

 

SAE 8620

O SAE 8620 é uma liga de níquel, cromo e molibdênio. Esse aço tem uma baixa temperabilidade e através da cementação ele consegue ter melhor resistência ao desgaste e dureza.

É bastante utilizado em engrenagens médias ou pequenas, assim como em colunas, catracas, eixos, virabrequins, entre outros.

Apesar de existirem outros tipos, esses são alguns dos principais aços para construção mecânica. Com suas propriedades modificadas por outros elementos, cada aço pode cumprir as mais variadas funções e ser utilizado de diversas formas.

 

SAE 8640

O SAE 8640 é um aço de boa resistência mecânica, boa usinabilidade, boa forjabilidade e boa temperabilidade, além de alta tenacidade, baixa soldabilidade. Tem adição de níquel, cromo e molibdênio e suas propriedades mecânicas são ideais para aplicação em diversas áreas.

Este aço tem grande aplicação em peças que exigem alta resistência e tenacidade. E é muito utilizado na fabricação de eixos, pinos, bielas, virabrequins e peças para a indústria agrícola, automobilística e de máquinas e equipamentos.

 

Como escolher o melhor aço para construção mecânica?

Tem dúvidas sobre qual o melhor aço para as necessidades do seu projeto? Entre em contato com a equipe de especialista da Sacchelli. Nós atuamos desde 1966 na distribuição de aços especiais, não planos, para construção mecânica, com cerca de 20 tipos de aços diferentes para o mercado.

 

Além disso, contamos com suporte técnico e os mais diversos tipos de serviços para ajudar você e a sua empresa. Conte com a Sacchelli, pois teremos o prazer em te ajudar!

Newsletter