O aço é uma das matérias-primas mais importantes para a nossa sociedade. Tamanha importância que é usado como indicador econômico a nível de país. Assim, ele é utilizado em diversos setores da economia, como: automobilístico, construção civil, energia, indústrias, não seria diferente a sua importância no agronegócio.
Este último tem grande importância para o Brasil, que é o quarto maior exportador de produtos agropecuários no mundo, com aproximadamente 100 bilhões de dólares por ano. E todo produtor e agropecuarista sabe que aço e agro andam juntos.
Por isso, hoje vamos falar de aço no agronegócio e as principais aplicações.
Qual o papel do aço no agronegócio?
Muitas pessoas ainda acreditam que o aço está presente somente no chão das fábricas, nas construtoras e demais indústrias, mas a verdade é que o agronegócio precisa muito dessa liga metálica para operar em todas as suas vertentes.
As indústrias agrícolas e agropecuárias necessitam de equipamentos potentes e resistentes para conseguir manter seu nível de produtividade. E o aço entra em cena em ambos os setores, especialmente na fabricação de maquinários e estruturas.
Desde maquinários que auxiliam na plantação e colheita de grãos, legumes, verduras, frutas, até na construção de granjas, fomento do gado, além dos galpões para armazenagem, criação e abrigos de animais, o aço está presente.
A rotina no campo está cada vez mais produtiva e ágil para ser capaz de dar conta de toda a demanda exigida. O aço é capaz de compor como matéria-prima diversos equipamentos que têm o papel de trazer essa agilidade para o agro.
O aço no agronegócio
Antes de falar sobre as aplicações do aço, é preciso dizer que o material é utilizado principalmente devido à sua resistência, qualidade e durabilidade. As aplicações do aço no agronegócio são amplas, e possuem algumas divisões onde elas podem se encaixar da melhor forma possível.
Ter um material como o aço, possibilita contribuições significativas para o agronegócio. O avanço tecnológico também coopera para aprimorar as exigências do mercado, que já conta com equipamentos resistentes aos esforços para trabalho no campo e contribuir com alta produtividade do setor.
O aço nos maquinários agrícolas
Os maquinários agrícolas auxiliam na plantação e colheita de grãos, legumes, verduras e frutas. É nesses fundamentos que ele se destaca. Por isso, nestes dois últimos anos com a recuperação do setor, há uma alta na fabricação de máquinas e crescimento nas vendas destes equipamentos.
O aço compõe a estrutura de todas essas máquinas, o que garante a durabilidade e a resistência necessárias para o campo. E o aço é utilizado, principalmente, em formato de barras, chapas, perfis e blanks, fora ter diversas peças produzidas em aço.
O aço na agropecuária
O aço é utilizado na fabricação de maquinários, granjas, galpões e demais itens que são fundamentais para a agropecuária. Desde locais para criação e armazenamento de aves, suínos e bovinos, além das indústrias para captação de leite e demais itens que esses animais possam produzir.
Além disso, o aço também está presente nos refrigeradores utilizados para armazenar esse leite e outros alimentos frios, bem como nos frigoríficos, por exemplo, que preservam as carnes desses animais depois do abate. Fora também poder ser utilizado em formato de arames, grampos e fixadores, telas e demais itens dentro da pecuária.
O aço nas estruturas
Outra área fundamental na aplicação do aço é na de estruturas. O agronegócio exige uma variedade de armações e suportes, cada uma com funcionalidades específicas dentro das fases de produção ou da criação.
O aço garante a resistência estrutural, resistência mecânica, durabilidade e longevidade destas infraestruturas. São construídos galpões de estocagem e armazenamento, granjas, estufas, silos, casa de máquinas, entre outros
Assim, se destacam além dos perfis estruturais, as chapas e os tubos de aço pela sua versatilidade.
Aço e inovações no agronegócio
O aço, juntamente com a robótica e a mecatrônica, tem trazido uma grande evolução para o agronegócio, o tornando praticamente autônomo. E o desenvolvimento de ligas de aço de alta resistência também tem contribuído para produzir equipamentos, máquinas e estruturas até 30% mais leves e resistentes.
O aço é um material relativamente simples, mas quando combinado com tecnologias mais recentes têm grande potencial para tornar o agronegócio mais eficiente e rentável.
O aço ideal para o seu projeto é na Sacchelli
Aqui na Sacchelli, você encontra diversos tipos de aços. Temos soluções para a sua necessidade no setor, dispondo de um dos maiores estoques de aços especiais não planos da América do Sul, provenientes de usinas nacionais e internacionais, qualificadas, homologadas e reconhecidas internacionalmente para atender os mais exigentes mercados, inclusive do agronegócio.
Qualidade, transparência e tradição na distribuição de aços especiais não planos. Temos produtos para as mais diversas aplicações, como barras laminadas, forjadas, trefiladas e peças. E contamos com uma equipe de profissionais especializados, sempre pronta para atender às suas necessidades, oferecendo produtos de excelência.