O papel do aço no setor automobilístico é de extrema importância para esta indústria. Você certamente sabe que ele pode ter as mais diversas aplicações nos mais variados setores.
Mas é na indústria automotiva que vemos muitas aplicações para este metal, pois ele pode ser aplicado nos mais diferentes componentes nos veículos.
Afinal, a maior parte do aço aplicado na indústria automobilística é encontrado no formato de chapas. Porém, a utilização dos aços redondos para fabricação de eixos, engrenagens e outros tipos de conexões é ampla e muito popular entre os fabricantes do setor.
Inclusive, estas empresas apostam no aço porque ele é um material resistente e mais acessível.
Além disso, pode ser projetado de muitas maneiras diferentes para atender às necessidades de segurança e desempenho do veículo.
Mas isso é só o começo, já que as aplicações do aço na indústria de automóveis são infinitas e podem trazer inúmeros benefícios. Especialmente quando sua empresa encontra o tipo e o distribuidor certo. Saiba mais a seguir.
A presença do aço no setor automobilístico
A composição de muitos dos modelos de carros encontrados no mercado envolve mais de 50% de aço. A maior parte desse aço é encontrada na carcaça do veículo, que é a base a partir da qual nasce o projeto final.
Esta presença maciça na composição não é por acaso. Como já mencionamos, alguns tipos de aço são considerados os materiais mais fortes e econômicos entre os quais podem ser utilizados para produzir um veículo.
Uma das vantagens de optar pelo aço no setor automobilístico é a sua resistência ao desgaste. Além disso, o aço tem o tipo de flexibilidade e qualidades que permitem aos fabricantes alcançar os mais altos níveis de exigência em segurança.
Por exemplo: em um caso de colisão frontal, o aço permite absorver a energia de colisão e evitar que ela atinja a área interna. No entanto, se o veículo está envolvido em uma colisão lateral, o aço é forte o suficiente para desviar a energia. Afinal, é preciso que ele mantenha a integridade do automóvel.
Por isso, o aço é amplamente utilizado no setor. Através dele é possível não só garantir mais segurança, mas também um bom desempenho geral.
Principais tipos de aço aplicados na indústria automotiva
O metal possui aplicações nos mais diversos setores da economia e da sociedade. Mas alguns tipos de aço podem oferecer muitos benefícios quando aplicados no setor automobilístico. Confira a seguir os principais tipos, distribuídos por empresas como a Sacchelli:
Aço Carbono
- SAE 1020: variedade de aço de baixa resistência mecânica e temperabilidade. Porém, oferece ótimos níveis de forjabilidade e soldabilidade;
- SAE 1045: aço de boa forjabilidade e média temperabilidade. Atinge boa resistência mecânica após tratamento. A versão com acabamento descascado e polido costuma ser bastante aplicada na fabricação de hastes para cilindros hidráulicos;
- SAE 1050: também é um tipo de aço para a indústria automotiva que oferece boa forjabilidade e média temperabilidade. Assim como atinge boa resistência mecânica após tratamento. Aplicado em eixos, pinos, cilindros e elementos de fixação em geral;
- SAE 1524: este é um tipo de aço carbono com alto teor de manganês. Essa característica garante boa usinabilidade e uma pequena variação de dureza ao longo do diâmetro. Por isso, é comumente aplicado na fabricação de soldas, eixos de motores e geradores;
- SAE 1548: espécie de aço com alto teor de manganês, o que garante boa usinabilidade. Sua aplicação é voltada para peças submetidas a esforços consideráveis como eixos, semieixos e barras de direção;
- DIN ST 52.3: tipo de aço que apresenta alta soldabilidade, elevado limite de escoamento e granulação fina. É indicado para componentes estruturais tubulares e peças forjadas aplicadas na indústria automotiva.
Aço Ligado
- SAE 4140: tipo de aço ligado para beneficiamento que possui boa temperabilidade e permite atingir uma boa profundidade de camada temperada. Tem como principal indicação de uso em aplicações severas de fadiga, impacto e tensões a altas temperaturas;
- SAE 4340: aço ligado para beneficiamento, que apresenta boa temperabilidade e muito boa resistência, podendo atingir durezas elevadas no processo de têmpera convencional. Indicado para aplicação em engrenagens, coroas, pinhões e pontas de eixos;
- SAE 8640: aço de boa usinabilidade, boa forjabilidade e boa temperabilidade, bastante empregado na fabricação de eixos, pinos, bielas, virabrequins e peças utilizadas na indústria automobilística.
Como encontrar o distribuidor certo de aço para o seu negócio?
Um dos aspectos mais importantes do aço é que ele pode ser projetado em muitas peças diferentes e pode agir de diversas maneiras.
Por isso, encontrar o fornecedor ideal ajuda a garantir um produto de excelência, pensado como a solução ideal para os desafios de sua empresa.
A Sacchelli é referência no setor, atuando há mais de cinco décadas na distribuição de aços especiais, não planos.
Ao escolher nossa empresa como sua fornecedora de aço também é possível o acesso a serviços agregados e a soluções que atendem às mais rigorosas especificações internacionais e aos diversos requisitos de qualidade.
Dessa forma, a Sacchelli consegue fornecer peças especificamente para o seu projeto e até mesmo conjuntos montados.