Caxias do Sul - RS: (54) 3211-4877
Piracicaba/SP: (19) 3429-1133
São Carlos/SP: (16) 3368-4411
S. José do Rio Preto/SP: (17) 3216-5454
São Paulo/SP: (11) 3377-8277
Jacareí/SP (CD): (12) 3956-6550
Anthis Metalúrgica/SP: (11) 2334-6122

Destaques

Blog Sacchelli

Tecnologias aplicadas na fabricação do aço

06_03_blog

O aço proporciona vida aos projetos da humanidade. E com ele, a humanidade evoluiu e criou novas tecnologias que permitiram que a sociedade pudesse fabricar, construir e criar diversos objetos e materiais que foram de suma importância para o desenvolvimento humano.

Ele é um dos principais metais utilizados em nosso dia-a-dia, das colheres de metal nas mesas aos carros que as pessoas dirigem, as aplicações do aço são diversas. E o aço é basicamente processado a partir do minério de ferro extraído do fundo da terra ou à partir de sucata. Contudo, a evolução tecnológica para que isso acontecesse foi mudando com o passar do tempo.

Hoje, o aço é obtido por meio de diversos processos diferentes, como cadinho, Bessemer, forno aberto e fornos a arco elétrico. Além disso, as indústrias de alinhamento,  como fundições ou unidades de forjamento, fornecem formas e melhoram as propriedades mecânicas do material. E há também novas técnicas de corte, dobra e análises para que o aço seja sempre produzido com qualidade e tecnologia empregada.

Por isso, em nosso blog de hoje, vamos abordar as tecnologias empregadas na fabricação do aço. Confira!

 

Mudanças no processo de fabricação do aço

Na antiguidade, o forjamento do aço era feito de forma totalmente rudimentar, em fornos rústicos. Com a evolução, vieram as usinas siderúrgicas, que passaram a utilizar tecnologias para evoluir a forma de se fabricar o aço. E com o passar dos anos, esse processo tem ficado cada vez mais automatizado.

A indústria siderúrgica vem aproveitando as oportunidades de melhoria na produção oferecidas pelos sistemas e soluções que fazem parte da Indústria 4.0, implantando processos de produção inteligentes.

Atualmente, é possível trabalhar com sensores que coletam grandes quantidades de dados e essas informações são interpretadas pela Inteligência Artificial (IA), otimizando a linha de produção e criando sinergias em toda a instalação. E uma grande variedade de sistemas eletrônicos de medição e monitoramento registra, interage com a rede e usa numerosos parâmetros de máquina e produto para controlar a produção e garantir a qualidade. Isso facilita o planejamento de paradas para manutenção, aumenta a produtividade e garante a melhor qualidade na produção do aço.

Fora isso, otimizações têm sido adotadas na fabricação do aço com tecnologias que aumentam a eficiência energética e reduzem as emissões de gases de efeito estufa, entre outras, na hora de se produzir o metal. Isso envolve desde a implantação de dispositivos físicos como os queimadores, que possibilitam uma grande redução da emissão de óxidos de nitrogênio, até a adoção de sistemas digitais de controle de processos, que monitoram aspectos de produção como o fluxo de gás e proporcionam uma operação mais eficiente.

Com a evolução das tecnologias na fabricação do aço, as fases de redução, refino e laminação, por exemplo, estão sendo reduzidas em tempo, assegurando maior velocidade na produção.

 

Evolução do forjamento do aço

Forjamento é o nome que se dá aos processos de formação mecânica, feitos através de esforços de compressão sobre os metais. O objetivo é moldar o aço, de forma a que o mesmo assuma o perfil ou desenho da ferramenta de trabalho.

Este é o mais antigo processo de conformação de metais, com origem no trabalho dos ferreiros há muitos séculos antes de Cristo. Contudo, esse processo também evoluiu com o tempo, a revolução industrial e as tecnologias criadas. O trabalho braçal do ferreiro foi substituído e, hoje em dia, existe maquinaria moderna com tecnologia avançada de forjamento.

As máquinas são capazes de produzir peças que vão desde simples parafusos e fixadores até às mais complexas, como turbinas de avião.

As principais vantagens do forjamento estão na maior resistência das peças, melhoria da microestrutura e melhor acabamento superficial que a fundição.

 

Tecnologia empregada na usinagem do aço

Trabalhar com o aço e seus mais variados tipos requer a aplicação de diversos procedimentos. E se a tecnologia estiver presente neles, fica ainda mais fácil. Um exemplo de evolução é a usinagem.

Hoje em dia, é possível fazer a usinagem de um peça em aço na forma ou modelo que precisa para a aplicação devida. E uma dessas técnicas é em 3D, que se trata de um processo que cria peças e protótipos para a indústria por meio de um sistema que interpreta o projeto de uma peça, fazendo uso de um software.

O computador então realiza a usinagem da peça para que ela fique exatamente como foi projetada. Pelo fato de a indústria necessitar de peças cada vez mais precisas, a tecnologia vem para auxiliar na fabricação.

Outro procedimento também bastante importante na indústria metalúrgica é a calandragem de chapas. Trata-se de um procedimento industrial que tem como finalidade dar formas variadas para a criação de peças a partir de uma chapa de aço.

Esse procedimento é bastante comum e possui uma grande variedade. Pode ser realizado por meio de máquinas perfiladeiras que possibilitam curvas definidas em um ferro chato, podendo obter peças em formato cilíndrico, retangular ou quadrado.

O uso de chapa e de tubos de aço é bastante comum na usinagem. Aliás, devido a seus equipamentos e ferramentas, bem como seus procedimentos, a usinagem é capaz de trabalhar com diferentes tipos de metal e nos seus mais variados formatos.

A indústria cresce diariamente e por causa disso exige uma alta demanda de fabricação de peças para a usinagem. Mas, por meio desses procedimentos e equipamentos tecnológicos, é possível atender às necessidades industriais e garantir os melhores produtos para o consumidor final.

Apresentações recentes incluem mudanças no design das ferramentas de corte, novas geometrias, refrigeração melhorada e desenvolvimento de coberturas mais resistentes para melhorar o desempenho e a vida útil das ferramentas na hora de fazer usinagem do aço.

 

Inspeções e ensaios na evolução do aço

Outra tecnologia que é aplicada na produção do aço nos dias de hoje são as inspeções e ensaios para avaliar as propriedades, qualidades e defeitos do aço. Entre elas, estão a inspeção dimensional, análise química do aço, o ultrassom qualificado, a metalografia, análise Jominy e inspeções de dureza, tração e impacto.

 

Tecnologia empregada no corte e dobra do aço

O serviço de corte e dobra de aço é uma outra grande evolução tecnológica aplicada na evolução da produção do metal. Esta tecnologia elimina o desperdício, que nas práticas convencionais pode chegar a 15%, proporcionando maior produtividade, economia de custos e qualidade.

Com a automação completa do processo, utilizando máquinas de última geração, o serviço garante precisão nos cortes de aço em diversos formatos e medidas.

Na maioria dos casos, os clientes possuem um desenho ou projeto da peça que necessitam. Esse desenho, em conjunto com as especificações citadas servirão para um diagnóstico mais detalhado da solução a ser utilizada para confecção das peças de aço. 

Dependendo da necessidade, soluções de corte a frio (serras de fita ou à disco) ou corte térmico (plasma ou laser) serão utilizadas na etapa de corte das peças. A vantagem do corte com serras é a velocidade do processo, que é muito superior às outras opções. Em compensação, esse tipo de corte fica limitado a ângulos retos, não sendo possível realizar cortes mais elaborados nas peças.

O corte térmico tem como vantagem justamente o fato de poder realizar qualquer tipo de corte na peça de aço, com qualquer tipo de desenho. A tecnologia utilizada nesse tipo de corte é a CNC, o que significa que as máquinas irão ler um desenho previamente realizado por softwares de desenho e executar o corte seguindo fielmente as especificações recomendadas. 

Uma vez finalizada a etapa de corte, se pode passar para a etapa de dobra das peças. As máquinas utilizadas para dobra de chapas de aço também possuem a tecnologia CNC, ou seja, todos os ângulos a serem executados na peças serão previamente configurados na máquina através de um software inteligente. 

 

Inovação no fornecimento de aços especiais é com Sacchelli

Em um mercado tão competitivo, é fundamental encontrar maneiras de se diferenciar dos principais concorrentes. Isso é válido para qualquer segmento de atuação, e não é diferente na siderurgia.

Por esse motivo, a Sacchelli realiza um trabalho focado em tecnologia e inovação, sempre com o objetivo de oferecer as melhores soluções em aço especiais não planos. Seja a partir de avanços tecnológicos ou da pesquisa e estudos na área da metalurgia, a empresa coloca em prática o conceito de melhoria contínua. 

 

A ideia é sempre realizar um trabalho mais completo e eficiente em todas as áreas, para, assim, proporcionar a  melhor experiência ao cliente final. Então entre em contato e fale com nossos especialistas para saber muito mais sobre as tecnologias empregadas aqui na Sacchelli.

Newsletter