O que é o Aço?
O aço é um dos materiais mais utilizados no mundo para construção e diversas outras aplicações industriais. Faz parte da história da humanidade há muito tempo, e hoje falaremos sobre o aço carbono.
A composição do aço carbono é diferente em cada material ou liga. Claro, sua composição é basicamente formada por ferro e carbono. Esses elementos devem ser dosados para que sejam incorporados no processo de fabricação de aço.
Entendendo a composição do Aço Carbono
O grau do carbono vai depender da quantidade/teor adicionado ao metal. Assim como o inox e o ferro fundido, outros materiais que também podem ser desenvolvidos durante a mistura dos metais para formar o aço.
Em específico falando sobre o ferro (FE), se trata de um metal magnético de cor branco-acinzentada, que tem propriedades magnéticas. É um material versátil e importante na história da indústria moderna, possuindo inúmeras aplicações na tecnologia, além de ser um componente essencial para a fabricação de aço.
Já nos referindo ao carbono (C), ele é um elemento que possui duas formas naturais estáveis (grafita e diamante), mas pode se ligar a outros elementos, formando milhões de compostos orgânicos. Como um não-metal, ele é quimicamente estável e não reage facilmente com outros elementos, embora reaja com algumas exceções em altas temperaturas.
Propriedades do Aço Carbono
A constituição do aço carbono como liga confere ao aço sua resistência mecânica, possuindo normalmente até 1% de concentração de carbono em sua composição.
O metal é reativo ao seu ambiente e pode enferrujar se não for revestido ou pintado com uma cobertura protetora apropriada.
Vantagens do Aço Carbono
Se formos comparar o aço carbono e o aço inox, encontramos as diferenças em suas composições químicas. O aço inox é composto por ferro, carbono, cromo, titânio e outros elementos. O aço carbono, por outro lado, é composto por ferro, carbono e elementos de liga como manganês e silício, que influenciam suas propriedades mecânicas. Esse tipo de aço pode ainda ser classificado como de baixo, médio e alto carbono.
Devido às suas propriedades, o aço carbono é indicado para determinadas aplicações, dependendo do teor do carbono e respeitando a composição da sua liga.
O aço carbono está presente em diversos cenários do cotidiano, entenda como cada uma dos seus tipos podem ser aplicados:
-
Aço de baixo carbono
– Indicado para aplicações que permitem baixa resistência à tração e em soluções imediatas, como vigas e suportes.
Além disso, uma das vantagens de seu uso na indústria é a possibilidade de otimizar suas propriedades com relativa facilidade adicionando elementos como manganês, além de ser um aço de boa soldabilidade.
Exemplo de liga: SAE 1020 / 1524 e DIN ST-52.3.
-
Aço de médio carbono
– Por possuir uma boa resistência quando normalizado é indicado para a aplicação em elementos estruturais e eixos.
Exemplo de liga: SAE 1035 / 1045 e 1050.
-
Aço de alto carbono
– É um aço indicado para aplicações como a fabricação de rodas e peças propícias ao desgaste, por ser muito difícil de soldar, cortar e moldar.
Exemplo de liga: SAE 1070.
Agora que você já conhece mais sobre o aço carbono, não perde tempo, ele é um dos principais aliados para o desenvolvimento industrial e pode ser o aliado que a sua empresa está precisando.
Ficou com alguma dúvida ou gostaria de entender mais sobre o aço carbono? Entre em contato conosco, vamos te ajudar a sanar suas dúvidas.