A importância do aço na indústria automotiva
A indústria automotiva e o aço andam de mãos dadas e são de extrema importância uma para a outra. Ainda mais por ele ser um material indispensável para o setor, assim como diversos outros conhecidos. Contudo, para se ter uma ideia, o segmento automobilístico é o segundo que mais consome aço no Brasil, ficando atrás somente da construção civil.
Vantagens como a baixa necessidade de manutenção, resistência, alta durabilidade e versatilidade, fazem do aço um produto fundamental para a indústria automotiva. Não surpreendentemente, o uso de muitos materiais diferentes é parte integrante do processo de fabricação e montagem de carros, sendo o aço um dos principais componentes.
No artigo de hoje, vamos entender o papel de diferentes tipos de aço no mercado automotivo e sua importância. Saiba mais!
A estreita relação da indústria automobilística e o aço
Em 1908, a Ford lançou o modelo T, “The Universal Automobile”. Ele teve tanto sucesso que, em um ano de vendas, comercializou cerca de 10 mil unidades, fora revolucionar a indústria. Assim, o aço foi a principal matéria-prima para a produção deste veículo e de muitos outros a partir disso.
Daí em diante, a percepção do quanto o aço era resistente e versátil para a utilização no setor foi crescendo cada vez mais. Com isso, o mesmo foi substituindo cada vez mais as antigas matérias-primas nas produções dos veículos. Sendo assim, a indústria automotiva e o aço se tornaram, de certa forma, dependentes um do outro.
O aço presente nos veículos
Nada mais natural, uma vez que mais da metade do peso de um automóvel é constituído de aço, que é usado na carroceria do veículo e em autopeças como rodas, parafusos, eixos, bielas, etc.
As vantagens do aço vão desde a baixa necessidade de manutenção, uma vez que é um material resistente e de alta durabilidade, até a versatilidade de oferecer uma variedade de aços mais adequados às necessidades atuais da indústria.
No setor automotivo, os tipos de aço utilizados são um pouco diferentes e atendem às peculiaridades da indústria. Conheça abaixo um pouco sobre cada um deles e sua importância na linha de produção e montagem.
Definição de aço na indústria automotiva
O aço é um metal composto principalmente de ferro e carbono, com uma variedade de elementos químicos e outros aditivos.
Em geral, é um metal duro, resistente à corrosão, mas com flexibilidade suficiente para ser usado em muitos aviões, veículos e outras estruturas.
É um metal de preço relativamente baixo e é bastante comum no mercado automotivo. Ele está presente na indústria automotiva desde que os carros foram inventados e continua sendo usado para fabricar carros mais seguros, mais leves e com menos emissões.
O aço é usado para construir todos os tipos de componentes de carro, como eixos, fixadores, paredes e outras estruturas. Além disso, é usado para criar sistemas de suspensão, motores, freios e outras partes mecânicas.
O aço e o setor automotivo no Brasil
O setor automotivo no Brasil tem grande poder de influência sobre a economia do país, não apenas pelo fato de ser diretamente responsável por uma parcela tão relevante da indústria, mas também por sua ligação com diversos outros setores industriais, como setores de aços e derivados, por exemplo.
Na questão do aço, o Ministério da Economia o considera como um ‘subsetor’ da cadeia automotiva, sobretudo no âmbito das autopeças, já que é responsável pela fabricação de insumos indispensáveis para a produção de automóveis.
Portanto, basicamente isto significa que quanto melhor anda o setor automotivo, maior a demanda e o sucesso do setor de aço – segmento pertencente ao que é chamado de “indústria de transformação”.
Segundo a Confederação Nacional da Indústria, a indústria de transformação é a que mais investe em inovação, com 69% do investimento empresarial em pesquisas e desenvolvimento no Brasil. Além disso, a indústria de transformação é um dos maiores geradores de empregos e de novas perspectivas ao mercado.
Este é um dos grandes motivos da importância do aço na indústria automobilística.
Processos de fabricação de automóveis usando o aço
Muitos processos diferentes são usados para fabricar componentes de carro usando aço. Os mais comuns são fundição, corte a laser, estampagem e dobramento. Este último é usado para criar partes complexas, como chassi, por exemplo.
Ser leve, mas ao mesmo tempo resistente. Esse é um desafio grande no processo de fabricação do aço utilizado nos automóveis. Por isso, desenvolver materiais que apresentam propriedades mecânicas mais resistentes é essencial. O tratamento na usina para adquirir resistências maiores com a mesma composição química, possibilitando a redução de espessura das peças.
Vantagens do uso de aço na indústria automotiva
O uso de materiais de aço tem muitas vantagens, entre elas:
- Resistente e durável;
- Flexível e pode ser trabalhado de várias formas;
- Economicamente viável;
- Pode ser facilmente reciclado;
- É seguro e confiável.
Aços presentes na indústria automotiva
Existem muitos tipos diferentes de aço usados no mercado automotivo, cada um com suas próprias vantagens e desvantagens. Alguns desses materiais incluem:
Aço de baixo carbono: tem a capacidade de se adaptar a diferentes formas. Como a fabricação de veículos conta com a produção de peças de inúmeros formatos que exigem uma matéria prima maleável, o aço de baixo carbono é o mais utilizado na indústria. Além disso, ele é fácil de usinar e soldar. Possui baixo custo de produção e é usado principalmente em fixadores e eixos dos veículos.
Aço ligado: possui materiais extremamente versáteis. Possui uma ampla variedade de propriedades e aplicações. São tipos de aço automotivo indicados para peças que exigem desempenho elevado em ambientes de alta pressão.
Assim, têm uso em locais que possuem severas fadigas, impacto e tensões em alta temperatura. Esse tipo de aço é empregado na fabricação de engrenagens, coroas, pinhões, pontas de eixo, eixos, pinos, bielas, virabrequins, entre outras peças.
Aço inoxidável: o uso do aço inox se deve à sua resistência à corrosão e mudança de cor, possíveis graças à camada invisível criada pelo cromo, presente em grande teor em sua composição. Ele também garante um aspecto atraente que dispensa pintura ou outro acabamento.
Aço patinável: é resistente à corrosão atmosférica e, dependendo das condições, pode ser até oito vezes mais resistentes que o aço carbono. Conhecidos como aços de baixa liga, eles possuem boa soldabilidade e são encontrados em formas de chapas e bobinas siderúrgicas.
Aço de alta resistência: esse tipo de aço é mais forte que o aço normal, sendo usado para a fabricação de partes, como eixos, rodas e até mesmo corpos de carro.
Conheça os aços para a indústria automotiva da Sacchelli
O aço desempenha um importante papel no processo de fabricação e montagem de carros. Existe uma variedade de tipos de aço, cada qual com suas próprias vantagens e desvantagens.
Diferentes processos de fabricação são usados para criar componentes usando aço. Por isso, contar com uma empresa com qualidade, transparência e tradição no fornecimento do melhor aço para o setor é fundamental. E na Sacchelli você encontra o melhor na distribuição de aços especiais não planos para aplicações automotivas.
Entre em contato com nossos especialistas e saiba mais sobre o que podemos fornecer para você em aço para a indústria automobilística e nossos demais serviços. Conte sempre com a Sacchelli!