Caxias do Sul - RS: (54) 3211-4877
Piracicaba/SP: (19) 3429-1133
São Carlos/SP: (16) 3368-4411
S. José do Rio Preto/SP: (17) 3216-5454
São Paulo/SP: (11) 3377-8277
Jacareí/SP (CD): (12) 3956-6550
Anthis Metalúrgica/SP: (11) 2334-6122

Destaques

Blog Sacchelli

Aço para a indústria de óleo e gás – conheça os mais indicados

oleo e gas

Quando pensamos no aço para a indústria de óleo e gás, estamos abordando também desenvolvimento e economia. Afinal, as indústrias de óleo e gás contribuem diretamente para o crescimento econômico e para o desenvolvimento de uma região ou país. 

Atualmente, o aço é o metal mais utilizado na indústria de óleo e gás em métodos de operação e extração. Sua utilização é de extrema importância dentro de sondas e plataformas marítimas, bem como em refinarias e instalações de refino de gás.  

Refinar petróleo é um processo extenso com muitos subprodutos e processos cíclicos projetados para otimizar a eficiência e fazer uso do maior número possível de compostos e produtos químicos envolvidos. 

Infelizmente, muitos desses processos criam ou envolvem o uso de compostos altamente corrosivos. Como tal, o aço é um componente crítico no projeto e operação segura de muitos sistemas de processamento de óleo e gás. 

Neste artigo, analisaremos os usos estabelecidos para aço e considerações predominantes para a escolha dos tipos mais indicados para uma gama de processos da indústria de óleo e gás. 

Benefícios da aplicação do aço para a indústria de óleo e gás 

No geral, o aço apresenta um desempenho excepcional dentro do ciclo de vida dos equipamentos, especialmente no âmbito ambiental e econômico. Esse é um dos motivos que faz o aço ter um alto índice de usabilidade na indústria de óleo e gás. Conheça algumas outras vantagens: 

  • Alta resistência: o que permite estruturas mais leves; 
  • Baixa demanda de manutenção: contribuindo para reduzir os custos do ciclo de vida dos equipamentos; 
  • Durabilidade: suporta grandes níveis de corrosão. Além disso, também suporta bem a tração; 
  • Boa soldabilidade: permitindo que as estruturas permaneçam sólidas e duradouras. 

Devido a todos estes benefícios, o aço pode ser encontrado regularmente em sistemas de: 

  • Tubulação;  
  • Separadores;  
  • Purificadores;  
  • Bombas;  
  • Coletores;  
  • Trocadores de calor;  
  • Linhas de fluxo; 
  • Tanques de armazenamento, entre outros. 

Tipos de aço para a indústria de óleo e gás 

Os processos do setor de óleo e gás demandam equipamentos que podem suportar altas temperaturas e pressões durante a operação normal.  

Assim, estes equipamentos devem ser fabricados a partir de materiais versáteis e com durabilidade suficiente para se adaptar às demandas flutuantes dos ambientes onde ocorrem as operações.  

Além disso, todos os equipamentos envolvidos devem ser resistentes à corrosão para garantir uma longa vida útil com manutenção mínima.  

Com este cenário, o aço mostrou-se a solução ideal. Hoje este metal é a matéria-prima de mais de 60% dos equipamentos utilizados em todas as etapas da cadeia de valor da indústria. Existem vários tipos diferentes de aço para a indústria de óleo e gás – conheça aqui os principais:  

SAE 4130 

Tipo de aço ligado, de média temperabilidade. Indicado para beneficiamento, une uma resistência média com uma boa tenacidade após tratamento. É bastante aplicado na fabricação de peças para a indústria mecânica em geral e largamente utilizado na indústria petrolífera, em equipamentos como: 

SAE 4140 

Este tipo é um aço ligado voltado para o beneficiamento que possui boa temperabilidade. Sendo assim, atinge uma boa profundidade de camada temperada.  

É um aço muito utilizado na indústria de óleo e gás, indicado para aplicações severas de fadiga, impacto e tensões a altas temperaturas. 

SAE 4340 

Aço ligado de elevada temperabilidade e média forjabilidade. Porém, proporciona um baixo nível de soldabilidade. É amplamente aplicado na fabricação de manifolds e outras peças de maior porte, que necessitam de alta dureza e resistência mecânica. 

SAE 8630 

Este é um aço ligado com média temperabilidade, que atinge dureza, resistência e tenacidade de nível médio após o tratamento térmico.  

Como um aço para a indústria de óleo e gás, é bastante aplicado em peças que demandam média resistência mecânica, como: 

  • Árvore de Natal Molhada (ANM);  
  • Manifold; 
  • Cabeça de Poço. 

DIN ST 52.3 

Este tipo de aço apresenta uma alta soldabilidade, com elevado limite de escoamento e granulação fina.  

Sua aplicação é voltada para componentes estruturais tubulares, como circuitos e vasos de pressão. Assim como o SAE 1045 com acabamento descascado e polido, amplamente aplicado na fabricação de hastes para cilindros. 

Todos estes materiais podem ser encontrados com os seguintes acabamentos: 

  • Forjados; 
  • Laminados; 
  • Trefilados; 
  • Descascados e polidos. 

Sacchelli: a escolha certa em aço para a indústria de óleo e gás 

Quando habilmente escolhido, o aço permite a contenção segura de fluidos de processos comuns no setor, proporcionando mais segurança e produtividade.  

Além disso, sua durabilidade garante uma longa vida útil aos equipamentos. Especialmente quando sua empresa conta com um distribuidor de aço com profunda expertise no setor. Como a Sacchelli. 

Sacchelli é uma fornecedora líder de materiais e componentes de aço para a indústria de gás e petróleo em todo o Brasil.  

Nosso extenso portfólio e as mais de cinco décadas de experiência garantem que nossos especialistas possam te ajudar a encontrar o produto ou solução ideal.  

Seja projetando novos maquinários, mantendo ou readequando equipamentos existentes.  

CONHEÇA O PORTFÓLIO DA SACCHELLI: 

AÇO LIGADO | AÇO CARBONO 

Newsletter