Caxias do Sul - RS: (54) 3211-4877
Piracicaba/SP: (19) 3429-1133
São Carlos/SP: (16) 3368-4411
S. José do Rio Preto/SP: (17) 3216-5454
São Paulo/SP: (11) 3377-8277
Jacareí/SP (CD): (11) 3956-6550
Anthis Metalúrgica/SP: (11) 2334-6122

Destaques

Blog Sacchelli

Gestão de estoque eficiente oferece muitas vantagens

Gestão de estoque eficiente oferece muitas vantagens

Uma gestão de estoque de qualidade tem papel preponderante na diferença entre o lucro e o prejuízo de uma empresa. Afinal, o estoque é um dos ativos mais relevantes para o negócio.  

Seja qual for o segmento de uma empresa, os recursos produtivos e os produtos acabados são indispensáveis para seu funcionamento. 

A má gestão desses recursos pode afetar diretamente os resultados e, em algumas ocasiões, até a sobrevivência de uma empresa no mercado. Isso porque a falta ou excesso de itens no estoque possuem um relacionamento íntimo com prejuízo e mal atendimento.  

Para mantê-lo íntegro são necessárias análises e planejamento, indo muito além de controlar entrada e saída de produtos e/ou recursos produtivos. 

Entretanto, quando a empresa opera com uma gestão de estoque bem alinhada às necessidades de produção e entrega ao consumidor, são muitas as vantagens. Por exemplo: melhor preço de aquisição de produtos acabados, matéria-prima e outros recursos produtivos, aproveitamento inteligente das áreas de armazenamento, entre outras.  

E é sobre essas vantagens que falaremos neste conteúdo para que você possa fazer um bom planejamento e controle de estoque de aço 

Boa leitura! 

 

O que é gestão de estoque  

É muito comum que ferramentas tecnológicas e espaços disponíveis para o armazenamento estratégico de materiais sejam subutilizados.  

O registro sistemático da entrada e saída de itens tem como objetivo conseguir um prazo de pagamento para seus fornecedores compatível com os recebimentos. Além disso, deixar o mínimo possível de “dinheiro” parado em mercadorias que não saíram ou em excesso de insumos armazenados. 

Não se trata somente de “tem ou não tem” ou “tal item está acabando, precisamos comprar mais”.  

Com os dados coletados na gestão de estoque é possível realizar o controle físico e financeiro do que está armazenado. Também possibilita evidenciar informações sobre a quantidade de cada produto no estoque e seu respectivo valor. 

Para isso, é essencial conhecer o mercado de atuação, identificando as particularidades e momentos de maior consumo. No caso do aço, por exemplo, havendo uma tendência de aquecimento em seu consumo, encontrar o produto para entrega em tempo hábil pode ser mais complexo. 

Observe o que é possível quando a boa gestão de estoque é efetivada em um negócio, inclusive no mercado de aço: 

  • Identificar a demanda do mercado; 
  • Evitar prejuízos; 
  • Valoração do estoque (valor real de toda a matéria-prima, insumos e produtos acabados dentro da empresa); 
  • Planejar a produção; 
  • Planejar as vendas; 
  • Não permitir que vendas sejam perdidas por falta de produtos ou recursos produtivos. 

Para que tudo isso seja feito, podem ser utilizadas ferramentas variadas, entre eles softwares ERP e, atualmente, os aplicativos SaaS (Software as Service) que são mais leves. 

O SaaS possui planos gratuitos ou pagos (geralmente o valor investido é pequeno quando considerados os benefícios do controle programático). Assim, podem ser uma excelente solução para as empresas que estão iniciando uma gestão de estoque planejada. 

Contar com o parceiro certo, que entregue produtos de qualidade, com excelente relação custo-benefício também é um dos pontos básicos para uma gestão de estoque eficiente. É o caso da Sacchelli, reconhecida no mercado por sua transparência e qualidade de produtos e serviços. 

Agora, vamos elencar as duas principais vantagens e explicar como elas impulsionam a produtividade, resultados e experiência de compra de seus clientes.  

Gestão de estoque eficiente reduz custos 

Sem dúvida alguma a primeira grande vantagem de uma gestão de estoque de qualidade é a redução dos custos operacionais.  

Essa economia pode se efetivar em diversos aspectos. Como a manutenção de custos mais baixos, possíveis sem que a segurança ou volume necessário para atendimento da demanda sejam interferidos. 

Contudo, o maior fator de redução de custos é a contenção de desperdício. Com controle de depósito otimizado, os produtos não são extraviados, resultando em uma menor despesa de reposição.  

Em relação à matéria-prima e recursos produtivos, o valor da hora/homem e hora/máquina são otimizados. Isso ocorre porque o tempo de espera para dar continuidade na produção é reduzido ou eliminado.  

Os erros de expedição também são minimizados. Uma gestão integrada com soluções tecnológicas possibilita identificar com exatidão cada item e os registros de entrada e saída em tempo real. Desta forma, os pedidos são preparados e enviados com maior exatidão.  

Aumento da produtividade 

Como dito anteriormente, um estoque bem controlado garante que o tempo de espera por produtos prontos e recursos produtivos seja reduzido, senão eliminado.  

Assim, as rotinas de controle, processo produtivo e expedição necessitam de menos tempo de execução.  

Também é importante ressaltar o tempo ganho, pois um controle bem feito e integrado reduz a necessidade de correção ou retrabalhos. 

Planejamento de compras de alta precisão e melhores oportunidades de negócio 

Ter o controle total em sua gestão de estoque garante que as compras de reposição aconteçam exatamente no momento e na quantidade em que são necessárias. Afinal, o gestor tem em mãos todos os dados necessários para esse planejamento.  

Assim, é garantido que vendas não sejam perdidas por falta de produtos ou recursos. Tampouco permitem que desperdícios aconteçam por conta de um depósito sobrecarregado ou falta de espaço para armazenamento de novos produtos/insumos. 

Em relação às oportunidades, pode-se levar em consideração que com um planejamento exato é garantida a periodicidade de compra de produtos/materiais 

Desta forma, é possível estabelecer com fornecedores parcerias baseadas na fidelidade e frequência de compra para chegar a um valor vantajoso para ambas as partes.  

Também é fundamental pontuar que um estoque bem controlado evita perda de vendas por falta de material para produção ou produto para pronta entrega. 

Desta forma, podemos afirmar que uma gestão de estoque de qualidade colabora com a manutenção da competitividade de um negócio com os demais players do mercado. 

 

Garanta a manutenção estratégica de seu estoque de aço com a Sacchelli  

Sacchelli é uma empresa idônea, com mais de 55 anos de mercado, que opera de acordo com as necessidades de seu cliente.  

Nossa entrega é feita conforme as demandas, assim é possível usufruir dos benefícios dessa prática para sua gestão de estoque. Com a garantia de ter o aço específico, de alta qualidade, ocupando espaço em seu galpão somente quando necessário. Ou seja, você vai poder usar o espaço de modo mais estratégico. 

Possuímos frota própria, trabalhamos com transportadoras credenciadas e temos um centro de distribuição em Jacareí. Também possuímos unidades logísticas nas cidades de Guarulhos, Piracicaba, São Carlos, São José do Rio Preto, São Paulo e Caxias do Sul.  

Por conta de toda essa nossa estrutura e de nosso pessoal altamente especializado, temos condições de atender seus pedidos com a qualidade que seus negócios precisam. 

Entre em contato com um de nossos especialistas e descubra como podemos ajudar a otimizar sua gestão de estoque. 

Newsletter