A indústria do aço tem um papel crucial em diversos setores. Construção civil, automotivo, bens de capital e muitos outros setores dependem diariamente do aço para sobreviver e produzir. Mas, para a segurança de todos, esse aço precisa entregar segurança, resistência e ter o desempenho ideal para os produtos em que ele é utilizado. E, para certificar tudo isso, são realizados processos de inspeção e ensaios com o aço a ser utilizado.
Garantindo a qualidade do aço
Para certificar que todo o aço tem a qualidade necessária e prometida, ele é exposto a verificações em todas as suas etapas de produção. Isso engloba desde a matéria-prima até o produto que chega nas empresas fornecedoras e indústrias.
Essas verificações nada mais são do que inspeções e ensaios, que avaliam diversos aspectos como:
- Aspectos da composição química do aço;
- Mecânicas de uso;
- Integridade interna e externa do aço;
- Propriedades físicas do aço;
- Entre outros.
Vale sempre ressaltar que todos esses procedimentos devem e precisam ser conduzidos por profissionais especializados em metalurgia, treinados e qualificados. Além de utilizarem equipamentos corretos e que sigam as normas e padrões para cada liga e fase de produção do aço.
Matéria-prima
O primeiro passo é verificar a matéria-prima do aço. Nesse primeiro momento, as equipes de análise precisam avaliar a composição química do aço e checar se o mesmo tem alguma variação em relação ao produto esperado.
Caso a análise apresente alguma variação no material ou qualquer outra adversidade, é preciso tomar um cuidado extremo, pois um aço com problemas de composição química pode apresentar diferenças e prejudicar gravemente as propriedades mecânicas e corrosivas do aço.
Entenda os testes ao que aço é submetido
Uma vez que o aço foi produzido, ele volta para a esteira dos testes! Agora, é aplicado o ensaio de tração, onde uma amostra do aço produzido é submetida a uma carga constante, até chegar ao ponto de escoamento e o aço tenha a sua ruptura.
Esse teste permite entender e identificar a resistência máxima desse aço, seu alongamento completo, suas reduções e até seu limite de escoamento. Assim como o teste de pureza do aço, através de ensaios metalográficos, esses ensaios são fundamentais para que cada aço seja utilizado de forma correta e no produto correto, atendendo suas necessidades e características.
Outro tipo de teste fundamental é o ensaio não-destrutivo. Nele, são usadas técnicas específicas e pontuais que avaliam a integridade interna e externa do aço, mas não causando nele danos ou problemas subsequentes. Essas técnicas podem incluir testes com radiografia, ensaio com líquido penetrante, ultrassons e ensaios por partículas magnéticas. Mesmo parecendo algo diferente, o teste não destrutivo é crucial para os aços que são utilizados em tubulações de alta pressão, embarcações pesadas e/ou navios de longas distâncias e períodos, além de eixos de alta rotação e outros tipos de componentes mecânicos. Todos eles seriam grandes riscos a trabalhadores e população caso não tenham a qualidade, segurança e confiabilidade necessária.
O ensaio de impacto serve para avaliar o aço em sua capacidade de absorver energia quando recebe contato de grande intensidade e principalmente em baixa temperatura. Outros ensaios são:
- Dobramento, que mede a flexibilidade do aço;
- Dureza, que mede a resistência do aço a deformações permanentes.
Cada um deles é vital e importante para que todo o aço produzido seja aprovado para uso e seja selecionado de forma correta e adequada para suas aplicações, dependendo dos resultados obtidos em todos os ensaios e testes.
Testes químicos e visuais do aço
Como mencionamos anteriormente, os testes químicos são realizados para verificar todas as propriedades químicas do aço e certificar que não são encontradas impurezas ou elementos estranhos e indesejáveis no mesmo.
Esses testes são realizados usando técnicas específicas como análise por fluorescência, raios X, espectrometria e outras ferramentas criadas para garantir os elementos químicos presentes no aço e toda a qualidade necessária para os produtos feitos com ele.
Ademais, quando falamos de testes visuais, eles também têm um papel importante e vital para medir a qualidade do aço. Os profissionais nesse momento precisam olhar atentamente a toda a superfície do produto, tentando identificar qualquer imperfeição no material, como trincas, porosidades, escamações ou qualquer outro tipo de defeito que seja prejudicial ao seu uso. Eles também analisam as dimensões do aço, para que os mesmos estejam dentro das normas especificadas e estabelecidas previamente.
Com a Sacchelli, você tem aço testado e de qualidade!
Mostramos como o processo de análise da qualidade do aço é algo que precisa ser levado a sério em todas as suas etapas. Cada uma delas garante que você pode ficar seguro do que está comprando, utilizando ou até mesmo transportando. E, aqui na Sacchelli, contamos com aço de qualidade comprovada e temos uma equipe com profissionais extremamente capacitados e qualificados para garantir que todos os nossos parceiros e clientes estejam recebendo nosso melhor material todos os dias.
Venha hoje mesmo conhecer a Sacchelli e garanta sempre o melhor produto para o seu negócio.