Você deve saber que existem diferentes tipos de aço disponíveis, pois ele é uma liga de ferro com outros elementos que criam diferentes propriedades a serem utilizadas no mercado. E isso torna o aço um material versátil e que pode ser utilizado no campo, na indústria e na construção civil.
Contudo, dentre as diversas possibilidades de aço encontradas no mercado, existem duas específicas: o aço carbono e o aço ligado, também conhecido como aço-liga. Lembrando que estes são apenas dois tipos dentro de um universo com outras possibilidades de aço. Mas com isso pode surgir uma dúvida. Você sabe a diferença entre os dois e onde cada um pode ser utilizado?
Nós, da Sacchelli, explicamos para você como pode ser a aplicação de cada um desses aços e quais são suas principais características.
Aço Carbono
O aço carbono, tecnicamente, ele é uma liga metálica que contém basicamente ferro, carbono e alguns elementos de liga. Mas, na indústria de manufatura, o aço carbono costuma ser definido de diversas maneiras.
O custo e o processamento do aço carbono é bem menor em comparação ao aço inoxidável, sendo portanto utilizado em maior escala pelo mercado. E isso torna esse aço um dos mais conhecidos e utilizados no mundo.
Basicamente, o aço carbono pode ser dividido em três categorias: baixo, médio e alto carbono.
Aço Ligado
O aço ligado, ou aço-liga, como o nome já diz, é composto por uma liga metálica que, além do ferro e carbono, tem outras substâncias. Os dois primeiros elementos estão na composição química base deste aço, então o terceiro item dá a qualidade específica. E dentre os metais mais utilizados para formar este aço, estão elementos como níquel, manganês, cobre, cromo, silício e molibdênio.
Cada um traz uma característica única para o produto final deste tipo de aço. Por exemplo, o cromo dá ao aço ligado mais resistência mecânica e à corrosão. Do mesmo modo, dentro desta área existem também três tipos de categoria, assim como o aço carbono: os de baixa, média e alta liga. Esta classificação depende da quantidade colocada de metal aditivo na fórmula do aço.
Diferenças
Como dito acima, a principal diferença entre o aço carbono e o aço ligado está em sua composição química. Mas vale destacar que não existe entre os dois um que seja melhor. E sim qual entre os dois é o mais indicado para cada tipo de projeto, de acordo com a sua necessidade.
Então, além do formato, se é uma barra redonda de aço, tubo ou afins, avalie o uso e funcionalidade da peça para saber qual se encaixa melhor para o seu uso. E partindo desse princípio, confira algumas diferenças entre aço carbono e aço ligado para saber qual você deve optar.
1- Resistência à corrosão
O aço carbono, por exemplo, tem baixa resistência à corrosão, até pelo fato de que carbono e ferro se oxidam mais facilmente. Já o aço ligado, dependendo do metal aditivo, pode garantir uma resistência à corrosão maior para o material como um todo.
2- Dureza e tenacidade
Este é outro ponto de diferença entre o aço carbono e o aço ligado. Isso porque o aço com alto teor de carbono apresenta dureza elevada, porém baixa tenacidade, ou seja, tende a sofrer ruptura com maior facilidade. Já o aço ligado com níquel tem um nível alto de dureza, porém possui uma boa tenacidade. Isso faz com que ele não se rompa com facilidade, mesmo sob um forte impacto.
3- Ductilidade
A ductilidade é, basicamente, a capacidade do material em suportar tração sem se romper, conferindo uma maior elasticidade. O aço ligado, com o seu metal aditivo, pode ter uma ductilidade maior do que o aço carbono, pois quanto maior o nível de carbono, maior é a resistência mecânica, porém menor é a sua maleabilidade.
Por isso, entender qual o aço certo para a sua necessidade é mais que o ideal para fazer a melhor aplicação. E para isso, você sempre pode contar com a equipe de profissionais especializados da Sacchelli. Nossos profissionais estão sempre prontos para cuidar das suas necessidades e oferecer os melhores produtos do mercado. Conte com a excelência e a qualidade que somente a Sacchelli pode oferecer.
E caso queira saber ainda mais sobre as diferenças dos tipos de aço e as aplicações que podem ser utilizadas, entre em contato com a gente para que possamos te ajudar da melhor forma!