Caxias do Sul - RS: (54) 3211-4877
Piracicaba/SP: (19) 3429-1133
São Carlos/SP: (16) 3368-4411
S. José do Rio Preto/SP: (17) 3216-5454
São Paulo/SP: (11) 3377-8277
Jacareí/SP (CD): (12) 3956-6550
Anthis Metalúrgica/SP: (11) 2334-6122

Destaques

Blog Sacchelli

Aço para indústria agrícola: resistência e qualidade

aço-industria-agricola

A aplicação do aço na indústria agrícola é altamente vantajosa. Pois é através dele que o setor pode contar com os mais diversos implementos e técnicas agrícolas.  

Afinal, o aço está inegavelmente ligado ao desenvolvimento econômico e sustentável. Nos dias de hoje, com a população aumentando e vivendo cada vez mais, é preciso buscar formas de produzir mais com menos tempo. Sempre de uma forma segura e com o mínimo de impactos possível. 

Entenda melhor o papel do aço dentro da agricultura e a importância de escolher o tipo certo com a leitura deste artigo. 

Qual é a vantagem de usar aço na indústria agrícola? 

A agricultura é feita de processos que envolvem muito desgaste e impacto. Exposição ao sol e outras intempéries, altas temperaturas, terrenos acidentados, produtos químicos e outras situações. 

Então isso significa que os equipamentos agrícolas são bastante suscetíveis à corrosão. Dessa forma, a grande demanda do setor é por alta resistência. É aí que entra o aço. O aço proporciona ampla proteção contra corrosão e durabilidade. Tanto que, muitas vezes, os maquinários podem durar décadas, mesmo quando expostos ao ambiente desafiador do agronegócio. 

Como o aço para a indústria agrícola tem sido utilizado?  

O agronegócio está se tornando cada vez mais competitivo devido à eficiência de suas operações.  

Com aços de maior qualidade, os fabricantes de máquinas agrícolas criam equipamentos mais confiáveis e eficientes. Isso otimiza os processos e reduz a necessidade de manutenção. O que proporciona melhores práticas e resultados. 

Hoje existe uma ampla variedade de aplicações do aço para a indústria agrícola, como:  

  • Instalações de armazenamento como celeiros e silos; 
  • Equipamentos de colheita ou trabalho no solo, como tratores, colhedores de algodão, enfardadores de feno, entre outros; 
  • Equipamentos de operação geral como empilhadeiras, sistemas de rega, drenos, entre outros; 
  • Equipamentos de pecuária – como esgrima, baldes de alimentação, máquinas de leite, etc. 

Tipos de aços mais utilizados no setor agrícola  

Seja na criação de máquinas ou na concepção de edificações especificamente pensadas para a produção agrícola, é essencial considerar principalmente a durabilidade das matérias-primas, que deverão suportar as condições mais difíceis.  

É por isso que o aço é o metal mais usado na indústria hoje em dia, especialmente por causa de sua funcionalidade e dureza como material. Escolher o tipo certo de aço para a indústria agrícola pode fazer a diferença no sucesso de suas operações. Conheça a seguir os principais produtos da Sacchelli específicos para o setor: 

Aço Carbono 

  • SAE 1045: aço de boa forjabilidade e média temperabilidade. Atinge boa resistência mecânica após tratamento. A versão com acabamento descascado e polido costuma ser bastante aplicada na fabricação de hastes para cilindros hidráulicos; 
  • SAE 1050: também é um tipo de aço para a indústria agrícola que oferece boa forjabilidade e média temperabilidade. Assim como também atinge boa resistência mecânica após tratamento; 
  • SAE 1070: tipo de aço de alto teor de carbono. Possui uma ótima resistência mecânica. Sua aplicação é voltada para peças que exigem grandes tensões de conformação. 

Aço Ligado 

  • SAE 4140: espécie de aço ligado para beneficiamento que possui boa temperabilidade e permite atingir uma boa profundidade de camada temperada. Tem como principal indicação de uso em aplicações severas de fadiga, impacto e tensões a altas temperaturas; 
  • SAE 8640: aço de boa usinabilidade, boa forjabilidade e boa temperabilidade, bastante empregado na fabricação de eixos, pinos, bielas, virabrequins e peças para a indústria agrícola; 
  • SAE 4320: aço de boa temperabilidade, boa forjabilidade e média soldabilidade. Destinado à fabricação de peças que necessitam de endurecimento superficial por cementação, um processo voltado para o tratamento da superfície do aço com enriquecimento de carbono. Sendo assim, o aço ganha um incremento na sua resistência e dureza; 
  • SAE 8620: aço de baixa temperabilidade, que atinge dureza média após o processo de cementação, descrito acima. Sua aplicação é bastante indicada para a fabricação de engrenagens de média ou pequena dimensão; 
  • DIN 20MnCr5: variedade de aço voltada para a cementação com boa usinabilidade, boa soldabilidade e ótima forjabilidade. É bastante aplicado na produção de engrenagens, suporte de ferramentas, pinos e peças onde há exigência de dureza superficial, obtida por cementação ou carbonitretação; 
  • DIN 17-18CrNiMo6: este tipo de aço apresenta média temperabilidade e atinge alta dureza superficial após cementação. Sua utilização é bastante empregada na fabricação de engrenagens, de maior ou média dimensão, além de eixos pinhão para redutores. 

O que a Sacchelli pode fornecer em termos de aço para a indústria agrícola? 

Com uma indústria cada vez mais competitiva, ter o melhor distribuidor de aço é fundamental para qualquer empresa do setor.  

Sacchelli é capaz de fornecer uma grande variedade de aço para a indústria agrícola, incluindo aço carbono e aço ligado 

Além disso, você pode contar com o suporte de nossa equipe, que é altamente experiente. Juntos podemos encontrar em nosso portfólio uma variedade de soluções, além de custos e prazos competitivos. 

 

CONHEÇA O PORTFÓLIO DA SACCHELLI: 

AÇO LIGADO | AÇO CARBONO 

Newsletter