Caxias do Sul - RS: (54) 3211-4877
Piracicaba/SP: (19) 3429-1133
São Carlos/SP: (16) 3368-4411
S. José do Rio Preto/SP: (17) 3216-5454
São Paulo/SP: (11) 3377-8277
Jacareí/SP (CD): (11) 3956-6550
Anthis Metalúrgica/SP: (11) 2334-6122

Destaques

Blog Sacchelli

Crescimento do consumo de aço no Brasil segundo especialistas

Crescimento do consumo de aço

Especialistas apontam crescimento do consumo de aço no Brasil. Para o Instituto de Aço Brasil, a expectativa é de que o setor cresça 15% no ano de 2021. 

Isso ocorre por conta da expectativa do controle da pandemia do novo coronavírus, o aquecimento dos segmentos da construção civil, bens de capital e automotivo. E, também, por conta da mudança de hábitos de consumo. 

Contudo, embora o cenário seja animador, é fundamental que não se perca de vista a necessidade de fechar negócios com empresas experientes.  

Neste artigo vamos falar mais a respeito das expectativas para o setor e, ainda, a importância de contar com bons fornecedores para a aquisição de aço 

Fundamental para a retomada, garantindo qualidade de produto e boas condições comerciais. 

Tudo o que seu negócio precisa, especialmente no momento atual – confira! 

Impactos da pandemia no mercado de aço  

Após um primeiro momento de grande cautela nas negociações, a produção de aço nacional se mostrou bastante resiliente, segundo dados divulgados pela World Steel. 

Enquanto no Brasil houve uma queda de 4,9% na produção – o que é bem razoável considerando o cenário pandêmico – os EUA tiveram queda de 17,2%. Já na América do Sul o índice negativo foi de menos 8,4%. 

Desde o final do ano de 2020, no entanto, houve um aumento na demanda pelo produto, levando à escassez do aço. Também ocasionou aumento no preço e fornecimento fora do prazo que, antes da pandemia, era praticado no mercado. 

No entanto, as grandes empresas não estão deixando de entregar seus pedidos, mas trabalhando com estoques menores. A previsão do setor é que a situação vá se normalizando e, até o final do segundo semestre, esteja tudo regularizado. 

Claro que essa retomada colabora para um ambiente otimista, mas existem outras razões para essa expectativa positiva – veja a seguir. 

O cenário do aço no Brasil: o que esperar agora 

Em solo brasileiro, o consumo do aço está bastante voltado para a construção civil, que manteve seu ritmo de crescimento. Tanto que, atualmente, é responsável pela compra de mais da metade de todo o insumo produzido no Brasil. 

Outra indústria que também registra a retomada no aumento de compra do produto é a automobilística 

De acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), 34.121 caminhões foram comercializados no primeiro quadrimestre de 2021 – aumento de 48,1% em relação ao mesmo período do ano anterior.  

agronegócio também tem colaborado com o crescimento do consumo de aço no Brasil. Segundo o IBGE, a venda de máquinas e equipamentos agrícolas cresceu 28% no primeiro trimestre de 2021, quando comparado ao mesmo período do ano anterior. 

Além disso, devemos considerar as mudanças nos hábitos de consumo provocadas pelo distanciamento social. Muitas famílias cancelaram viagens e ida a restaurantes, passando a gastar mais com a própria casa e com itens que garantam maior conforto. 

Assim, houve aumento nas vendas da linha branca e, claro, aparelhos de televisão que permitam assistir filmes, novelas e outras produções com maior qualidade. 

Com um volume maior de vendas desses itens, o aço passou a ser ainda mais procurado. Afinal, ele está presente em metade dos produtos eletroeletrônicos fabricados no Brasil. 

Essa retomada no crescimento no consumo de aço também será determinante para adequação do valor do produto à alta na demanda. Além disso, é preciso atenção aos estoques e ao fluxo de fornecimento. 

Assim, é essencial que as organizações contem com um fornecedor de aço capaz de entregar os insumos necessários para que contratos e compromissos sejam mantidos. 

A escolha do fornecedor de aço como fator determinante para o crescimento organizacional 

No cenário atual, onde o crescimento da demanda por aço tem levado a dificuldades em conseguir concretizar a compra do produto, é preciso encontrar parceiros idôneos. Empresas que tenham serviços agregados reconhecidos no mercado, como a Sacchelli, é um grande diferencial.  

Também será essencial para que a cadeia de abastecimento permaneça íntegra e o setor possa prosseguir com sua retomada econômica. Afinal, é preciso o suporte de uma estrutura de fornecimento de aço que possa levar o produto a todos os seus destinos no Brasil. 

Os desafios do momento atual, mais do que nunca exigem fornecedores que primem pela qualidade do material oferecido, bem como ofereçam condições comerciais e prazos de entrega adequados. 

Por isso, antes de definir o seu fornecedor de aço, dê preferência a negociações com empresas que sejam reconhecidas pela qualidade de produtos e serviços.  

Especialmente àquelas que também possuam uma frota própria, capaz de ser rastreada e, ainda, cujo planejamento estratégico vise melhores entregas.  

Uma organização com essas características, e que também possua experiência no mercado, é a ideal para atender as necessidades de sua empresa em qualquer período. Incluindo momentos em que o crescimento do consumo de aço exige uma estrutura robusta para fazer frente ao aumento da demanda sem comprometer sua produtividade. 

Sacchelli possui mais de cinco décadas de experiência, sendo considerada pelo mercado como uma das mais confiáveis empresas do setor.  

Se você procura um bom fornecedor de aço, conheça nossos produtos e serviços. Para começar, acompanhe nosso blog com informações que vão otimizar sua rotina profissional, entre elas, destacamos o artigo a seguir: 

Como criar um cronograma de compras de aço pode ajudar a sua empresa 

Newsletter